Mães com autoestima boa criam filhos(as) autoconfiantes.
AUTOESTIMA é o melhor presente que uma mãe pode dar a um(a) filho(a) depois de todo amor incondicional.
Você quer ajudar a sua filha ou o seu filho adolescente a elevar a própria autoestima e também se trabalhar?
Então siga estas 5 lições preciosas:
1. Respeito
Mostre que você se respeita. Respeite o seu filho(a) e demonstre que ele(a) vale o respeito. Com o exemplo, logo ele(a) vai começar a se respeitar e respeitar você também.
Não se julgue uma pessoa má, errada ou incapaz. Não julgue o seu filho(a) tão pouco, com base em suas informações, pois elas podem estar equivocadas. Ensine o seu filho(a) a não se julgar e nem fazer julgamentos alheios pejorativos.
3. Demonstre importância
3. Demonstre importância
Demonstre que você importa. Diga ao seu filho o quanto ele(a) é importante. Ensine-o(a) a se ver como alguém único(a), especial, valioso(a) e importante. Quando ele(a) se perceber assim, verá você assim e todos pelo mesmo ponto de vista.
4. Defina limites
4. Defina limites
Demonstre que você tem limites e que ter limites é natural. Ensine o seu filho(a) a descobrir os seus próprios limites e a impô-los assim como você, ele(a) se recusará a aceitar maus-tratos. Quem se valoriza o suficiente não aceita ser pisado pelos outros.
5. Acredite na sua capacidade
Acredite em si. Acredite que o seu filho(a) tem todos os recursos que ele(a) precisa para crescer e conquistar o que precisar. Ensine-o(a) a confiar nele(a) mesmo (a). Autoconfiança é uma habilidade aprendida, que depois que se torna um hábito, faz parte da característica da personalidade.
Por Silvia Parreira
Por Silvia Parreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário