21/08/2016

Autoestima e Feedback Negativo

Como você reage aos comentários negativos?

É bom receber feedback positivo. Nossa autoconfiança aumenta e nos sentimos bem sobre nós mesmas. No entanto, receber um feedback negativo pode ser muito doloroso, especialmente se vem de alguém que admiramos ou gostamos muito e que é muito importante para nós.

Ao receber um feedback negativo temos 3 reações instantâneas: Primeiro ficamos na defensiva (erguemos defesas contra a "ameaça") e nos sentimos vulneráveis à rejeição. Segundo ficamos com raiva (a raiva pode se estender o dia inteiro, por muito tempo ou até a vida toda). E por último duvidamos da nossa competência, fazendo a autoconfiança despencar.


Por que as pessoas fazem comentários negativos dos outros? Talvez por 3 razões principais: 

1) Cada um dá o que tem. Se uma pessoa se sente negativa sobre si mesma e suas próprias capacidades, vai projetar no outro o que acredita de si.
2) Pode ser uma ótima pessoa tendo apenas um dia negativo e descontando em você, sem discernimento.

3) A pessoa tem inveja de você. ela sabe da sua potencialidade e quer colocar você para baixo, intencionalmente.


Como respondemos a uma das três opções acima, mostra se a nossa autoestima está boa ou não.
Se ao receber um feedback negativo nos sentimos mal, é porque estamos dando para a opinião alheia muito valor e importância e nos deixando afetar. Mas se ao contrário, usarmos essa situação como uma oportunidade de crescimento pessoal. sendo mais resilientes, conscientes e firmes no nosso auto-apoio, então estamos caminhando na estrada da autoestima saudável e elevada.


Agora da próxima vez que alguém fizer um comentário negativo sobre você ou algo que você fez, como você vai processar e reagir? Bem ou mal?

Sua autoestima depende das suas escolhas diárias, de como você lida com você mesma diante dos outros e das circunstâncias em si.

Faça de cada situação uma oportunidade de elevar a sua autoestima e amor próprio.





Nenhum comentário:

Postar um comentário